georreferenciamento
RELATÓRIO DE IMPLANTAÇÃO DE BASES GEODÉSICA
IMPLANTAÇÃO DE BASE GEODÉSICA
1 – PLANEJAMENTO
Com o objetivo de aplicar técnicas de georreferenciamento, de acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer do II Curso Técnico de Agrimensura, fomos no dia 22 de novembro de 2013, a aula prática em campo, nosso imóvel modelo foi o entorno da Faculdade Pitágoras, localizada na Av. dos Vinhedos, bairro Morada da Colina, na cidade de Uberlândia – MG. As técnicas de georreferenciamento são aplicadas aos diversos trabalhos relacionados à geodésia e estudos ambientais, como por exemplo:
Georreferenciamento de imóveis rurais, na atribuição da Certificação de Imóveis;
Georrefenciamento de imagens, para estudos ambientais e planejamento de uso do solo; entre outros;
O 1° passo de nosso trabalho foi à implantação de bases de apoio para os demais levantamentos geodésicos e convencionais em conformidade com a 3° Norma Técnica de Georreferenciamento de Imóveis Rurais – NTGIR.
MATERIALIZAÇÃO DO MARCO
O marco foi materializado ao lado da pista de caminhada do parque Municipal Gávea, localizado na Avenida Vinhedos. Foi cravada uma chapa com código do credenciado denominada M006;
RASTREAMENTO
Sob o Marco M006 instalamos um rastreador GPS da marca Topcom modelo Hiper, portadoras L1/L2, configurado para o posicionamento “Estático”, o rastreamento da base teve uma duração de 4 horas e 46 minutos, a altura da antena medindo 1.535 metros, medido da chapa até a base do aparelho. A equipe esteve monitorando o equipamento (Hiper) durante o período de rastreamento, logo após, desligamos o equipamento para baixar os dados em um computador para efetuar o pós-processamento dos dados coletados.
Figura I: Foto da Base M006