georreferenciamento de mapas escaneados
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
São Cristóvão
Georreferenciamento de Mapas Escaneados
Eanes Rodrigo de Oliveira Menezes
Sergipe
Maio -2012
Eanes Rodrigo de Oliveira Menezes
Georreferenciamento de Mapas Escaneados
Trabalho apresentado ao Professor Elder Sânzio Aguiar Cerqueira da disciplina Topografia Agricola II da turma A0 , turno vespertino do curso de Engenharia Agricola.
UFS- São Cristóvão
Sergipe/ Maio de 2012
Georreferenciamento de Mapas Escaneados
Introdução
Georreferenciamento de uma imagem ou um mapa ou qualquer outra forma de informação geográfica é tornar suas coordenadas conhecidas num dado sistema de referência. Este processo inicia-se com a obtenção das coordenadas (pertencentes ao sistema no qual se pretende georreferenciar) de pontos da imagem ou do mapa a serem georreferenciados, conhecidos como pontos de controle. Os pontos de controle são locais que oferecem uma feição física perfeitamente identificável, tais como intersecções de estradas e de rios, represas, pistas de aeroportos, edifícios proeminentes, topos de montanha, entre outros. A obtenção das coordenadas dos pontos de controle pode ser realizada em campo (a partir de levantamentos topográficos, GPS – Sistema de Posicionamento Global), ou ainda por meio de mesas digitalizadoras, ou outras imagens ou mapas (em papel ou digitais) georreferenciados.
Objetivos
Proceder ao georreferenciamento de mapas escaneados para então utilizá-los como base para digitalização em tela, usando o mouse como dispositivo de entrada de coordenadas.
Dados e Métodos Para o Desenvolvimento
Os dados necessários para esse exercício encontram-se em ..\ex3\dados e foram extraídos de uma imagem digital produzida pelo IBGE a partir do escaneamento da folha SG.22-J-I-1 (Prudentópolis–PR). Essa folha, produzida pelo Serviço Geográfico do Exército, cobre a região situada entre as longitudes de 50o 45’ W. Gr. e 51o W. Gr. e entre as