Geoprocessamento
ENGENHARIA DE TRANSPORTES E LOGÍSTICA
GEOPROCESSAMENTO
MODELO NUMÉRICO DE TERRENO
MAYCKON MOURA
Joinville, 30 de Outubro de 2014
Introdução
No presente trabalho será apresentada a modelagem dos MNTs ou Modelo Numérico de Terreno. Esse tipo de modelagem tem o intuito de representar digitalmente o modelo de superfície de uma área. Para esse estudo, utilizamos a fonte de dados disponibilizados na ferramenta moodle.
Para a realização dessa tarefa foi necessário utilizar o SPRING, no qual já foi ensinado como usar, e os conceitos adquiridos anteriormente foram necessários aplicar. Os MNTs podem ser representados matematicamente por meio de pontos e linhas (no plano) ou grades de pontos e polígonos (para superfícies tridimensionais). Esses modelos proporcionam, portanto, a possibilidade de construção de uma superfície tridimensional a partir de atributos de dados dispostos no sistema.
O objetivo do trabalho é analisar as imagens reproduzidas inclusive a de declividade, realizar suas devidas análises e observando as principais características do terreno.Assim fica fácil enxergar as principais aplicações do Modelo Numérico de Terreno.
Algumas das principais aplicações dos MNTs:
· Armazenamento de dados de altimetria para gerar mapas topográficos;
· Classificação de Paisagens;
· Elaboração de mapas de declividade e exposição para apoio a ánalise de geomorfologia e erodibilidade;
· Predição e mapeamento do risco de erosão do solo, em escala de bacias hidrográficas Modelo TIN
As estruturas de dados modelos digitais de terreno que geralmente são as mais usadas na prática são os modelos locais. São eles:
→ Modelos de grade regular
→ Modelos de malha triangular
Fig.1 – Imagem gerada com Isolinhas e Pontos Cotados
A geração de grade regular ou retangular deve ser efetuada quando os dados amostrados na superfície não são obtidos com espaçamento regular. Assim, a partir das
informações