geoprocessamento e tomada de decisao 1
RONI BLUME; JOÃO A. DESSIMON MACHADO;
PPG-AGRONEGÓCIOS-CEPAN/UFRGS
PORTO ALEGRE - RS - BRASIL
roniblume@yahoo.com.br
APRESENTAÇÃO SEM PRESENÇA DE DEBATEDOR
CIÊNCIA, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PESQUISA.
Tomada de decisão: o sistema de informações geográficas como ferramenta de apoio à gestão de propriedades rurais
Grupo de Pesquisa: 12- CIÊNCIA, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E PESQUISA.
1. INTRODUÇÃO
Atualmente o ambiente empresarial tem se caracterizado por novos desafios que impõem uma racionalidade diferenciada a determinados setores de negócios. É crescente a disputa por mercados mundiais, onde as inovações tecnológicas figuram associadas a uma maior e dedicada atenção ao cliente.
Diante das incertezas geradas pelo acirramento da concorrência em nível global, a informação se reveste de uma importância diferenciada e passa a ser um elemento fundamental à tomada de decisão nas organizações, pois informações com qualidade e em grande número tendem a agilizar a tomada de decisões (EISENHARDT, 1989).
O papel das informações nas organizações, segundo Angeloni (2003) é de importância destacada à tomada de decisões, uma vez que as mesmas são relevantes na construção do conhecimento e da comunicação. Decorrente de tal fato, a autora aponta que é crescente a necessidade dos dados serem transformados em informações, isto é, transformar os elementos brutos (dados) em elementos dotados de significância (informações) sendo essencial neste processo o uso da tecnologia como suporte à ação.
“A tecnologia exerce um papel essencial tanto na comunicação e armazenamento dos dados, das informações e dos conhecimentos como na integração dos tomadores de decisão (...) a troca de informações e de conhecimento e sua qualidade e rapidez estão no coração do sucesso das organizações” (ANGELONI, 2003, p. 6).
Para a agricultura, atividade econômica que apresenta entre