Geoprocessamento como ferramenta de analise integrada de riscos de acidentes industriais
O objetivo deste questionário de observação é o de torna-lo uma ferramenta complementar ao gestor de algum hospital, para que possa ajuda-lo a traçar um perfil do funcionamento do processo de descarte e movimentação dos resíduos hospitalares, para que ao fim possa-se planejar e aplicar projetos de gestão destes resíduos de forma eficiente e prática.
Diagnostico ambiental de um hospital
Treinamento dos funcionários:
Os funcionários do hospital recebem treinamento para discernir entre os diversos tipos de resíduos (comuns, químicos e infectados), no momento de seu descarte no receptáculo específico?
Os responsáveis pelo recolhimento do lixo hospitalar são funcionários deste, ou terceirizados por outra empresa?
Acondicionamento dos resíduos:
No ambiente do hospital existem receptores específicos para os diferentes resíduos produzidos no hospital, como por exemplo: resíduos comuns, resíduos infectados, resíduos químicos?
Saúde dos trabalhadores:
Os funcionários responsáveis pela manipulação do lixo hospitalar utilizam algum tipo de EPI (equipamento de proteção individual) especial para evitar acidentes com resíduos infectados perfuro-cortantes?
Destinação dos resíduos:
O hospital usa algum tratamento especial aos resíduos hospitalares ou os encaminha para o mesmo tratamento dos resíduos domiciliares comuns?
CONCLUSÃO
Concluo com este trabalho, que é de relevante importância o conhecimento sobre a dinâmica dos processos envolvidos no processamento dos resíduos hospitalares, e para que se possa indicar as áreas que mais precisam de gestão, os formulários e os questionários de observação se tornam uma ferramenta essencial.
BIBLIOGRAFIA
Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, 11 (2): 314-320, abr/jun, 1995
Site: