Geoprocessamento para seleção de areás de aterro sanitario
São Paulo
Setembro/2013
GEOPROCESSAMENTO APLICADO A SELEÇÃO DE LOCAL PARA A IMPLANTAÇÃO DE ATERRO SANITÁRIO
São Paulo
Setembro/2013
resumo
Este trabalho pretende contribuir com o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos através de conceitos, técnicas e procedimentos inerentes ao geoprocessamento e análise espacial, propondo metodologias para seleção de locais para a implantação de aterros sanitários. As metodologias propostas são baseadas em métodos de análise espacial, em ambiente SIG, segundo normas e diretrizes estabelecidas pelos órgãos competentes quanto a GRSU. Posteriormente citaremos um estudo realizado para seleção de área nos municípios situados na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos n° 11 (UGRHI-11), que correspondem à Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape e Litoral Sul de São Paulo.
sumário
1. introdução
A destinação final dos resíduos sólidos gerados nas áreas urbanas e industriais vêm demandando cada vez mais o envolvimento de diferentes setores da sociedade para o estabelecimento de um adequado ciclo produção-disposição final.
O crescimento populacional e a mudança dos padrões de consumo aumentaram significativamente a geração de resíduos sólidos, principalmente nos centros urbanos. A gestão ineficiente destes resíduos e a disposição ambientalmente incorreta dos mesmos contribuem para o estabelecimento de condições inadequadas para a manutenção do equilíbrio ambiental. Desta forma, a gestão dos resíduos sólidos urbanos, apresenta-se como um dos desafios a serem enfrentados desde seus métodos de redução (coleta seletiva, reciclagem, compostagem e incineração) até a disposição dos resíduos demandando estudos e ações voltadas a correta disposição final, em aterros sanitários.
Os aterros sanitários não têm como objetivo o tratamento ou a reciclagem dos