Geoooooooooo

731 palavras 3 páginas
Os maiores economistas dos últimos tempos

1. Adam Smith Adam Smith foi um importante filósofo e economista escocês do século XVIII. Nasceu na cidade escocesa de Kirkcaldy, em 5 de junho de 1723, e faleceu em Edimburgo no dia 17 de julho de 1790.
Smith viveu em plena época do Iluminismo, foi o principal representante de um conjunto de ideias denominado liberalismo econômico¹, sendo influenciado por essa fase criou a teoria que se baseava na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada se desenvolvesse, sem a intervenção do Estado. Ele afirmava que o trabalho era a principal fonte de riqueza do ser humano... Mas é bom deixar claro que era o trabalho no sentido da iniciativa privada. Smith defendia o empreendedorismo, ou seja, aquele que tinha o espirito empreendedor, tornar-se um burguês, sendo tanto como um comerciante, industrial ou prestador de serviços. Defendia também, que o estado não deveria se interferir, pois acreditava na tese da chamada "mão invisível", onde a economia por si só poderia ser regulada com a procura e a oferta, o Estado só atrapalhava a economia, com sua forte intervenção mercantilista.
Também vivenciou a Revolução Industrial que foi um processo de grandes transformações socioeconômicas, consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo social. A era agrícola foi superada, a máquina foi suplantando o trabalho humano e uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabelecera. Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e invenções como o motor a vapor. Com base nas suas visões individualistas escreveu o livro ‘’A riqueza das nações’’ que é considerada uma espécie de Bíblia para os defensores do mercado livre. O livro tem como maior objetivo expor a concepção de progresso, expressa na defesa de determinado comportamento humano.

Relacionados