Geomorfologia e Morfodinâmica Costeira da Planície entre Cabo Frio e Arraial do Cabo - RJ
Cabo - RJ
Thiago Gonçalves Pereira
Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geofísica Marinha, Universidade Federal
Fluminense. E-mail: thiago.geouff@uol.com.br
Resumo
A planície costeira de Cabo Frio compreende uma área distinta do litoral fluminense no que diz respeito à sua geomorfologia. Na própria literatura observam-se diferentes interpretações para a sua gênese e evolução, principalmente acerca dos períodos geológicos envolvidos nesse processo. O mosaico geomorfológico que compõe essa paisagem mostra: cordões litorâneos duplos de idades diferentes (correspondente à restinga da massambaba); um grande arco praial
(entre Cabo Frio e Arraial do Cabo) com destacada variação morfodinâmica; campo de dunas móveis e diferentes depósitos eólicos; terraços pleistocênicos envolvendo o sistema lagunar; promontórios cristalinos pré-cambrianos e a própria laguna de Araruama. O presente trabalho compila dados desde 2005 de morfodinâmica praial, monitorados em seis pontos do arco evidenciando um comportamento morfodinâmico diferenciado ao longo do seguimento.
Observam-se estágios refletivos no trecho sul, intermediários dominando a porção central, e por fim, estágios dissipativos na porção mais ao norte – visto aqui como condições essenciais para formação de campos de dunas eólicos. Procurou-se ainda entender os processos dinâmicos atuais junto à linha de costa, que regem a dinâmica morfossedimentar local, assim como, as condições para a formação de dunas a partir de um mapeamento na porção submarina adjacente ao arco, de análises granulométricas e parâmetros oceanográficos. Por fim, foram mapeados os diferentes tipos de depósitos eólicos ao longo de toda planície, em que mostra pelo menos seis tipos de feições que podem ser associadas a diferentes condições evolutivas no tempo e no espaço. Palavras chave: Morfodinâmica de praias; dunas costeiras; morfodinâmica costeira.