Geologia
A litosfera, a camada superficial e sólida da Terra, é composta por rochas, e essas, são formadas pela união natural entre os diferentes minerais.
Nos primórdios da história geológica do planeta, a crosta terrestre era formada por rochas magmáticas e metamórficas. Os minerais que as compõem, no processo de consolidação, formaram cristais. Por isso essas rochas também são, em conjunto, chamadas cristalinas.
- Rochas: Se formam a partir da combinação de minerais, a partir de uma soma única, da temperatura e da pressão atmosférica.
- A pressão que ocorre sobre os minerais associados a partir de uma certa quantidade de calor, vai desencadear a formação de rochas.
Podem ser classificados, segundo sua formação, em MAGMÁTICAS, METAMÓRFICAS e SEDIMENTARES.
1. Magmáticas ou ígneas: São formadas no interior da crosta terrestre, a partir da solidificação do magma (massa incandescente)
- maior resistência e formações antigas.
Elas dividem-se em dois tipos, INTRUSIVAS e EXTRUSIVAS. Intrusivas: São formadas pelo magma que se solidificou em grandes profundidades, antes de chegar a superfície.
Ex: granito (formado por quartzo, cristais de mica e e feldspato)
Extrusivas: São formadas pelo magma solidificado na superfície.
Ex: basalto.
2. Metamórficas: Formadas a partir da transformação química que faz sedimentos que vieram de outra rocha, se transformarem em uma nova.
3. Sedimentares: formação a partir da deposição de sedimentos de outros tipos de rochas.
- os sedimentos são unidos a partir de um cimento.
- fatores exógenos (erosão)
- Nessas rochas encontramos fósseis
Ex: areia, argila, calcário, cascalhos.
ESTRUTURA DA TERRA
O planeta Terra pode ser comparado a um ovo, não em termos de forma, mas de proporção de suas estruturas: sua casca, extremamente fina, seria a crosta terrestre; a clara seria o manto; e a gema, o núcleo.
1. Crosta terrestre: é a primeira das camadas da Terra, sendo a menor e mais fina. Possui uma expessura média de 25 km
2. Manto: