Geologia
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS VEGETAIS-DCV
ENGENHARIA FLORESTAL
DISCIPLINA: GEOLOGIA E MINERALOGIA
RELATORIO DA AULA DE CAMPO AO LONGO DA BR-304
MOSSORÓ-RN,
DEZEMBRO/2014.
Introdução
O território do Rio Grande do Norte, aproximadamente 60% das rochas são de origem cristalina da idade Pré-Cambriana, isto é, são originárias da era mais antiga da história do Planeta. Ocupam grandes áreas na parte sul do Estado, com destaque para as serras, inselbergues e afloramento de rochas. Destaque para Serra Caiada, a Serrinha, Serra Rajada, Pico do Cabugi, entre outras formações rochosas. O restante do território, 40% da litosfera potiguar são formados por rochas sedimentares do Grupo Apodi, Formação Serra de Martins, Formação Barreiras e Bacia Potiguar, sendo de idade geológica mais recente, do Mesozóico e Cenozóico.
Objetivo
A aula de campo ao longo da Br-304 ate o Pico do Cabugi / Lajes , teve como objetivo fazer com que os alunos da disciplina de Geologia e Mineralogia ministrada pelo professor Dr. Marcelo Tavares Gurgel, desenvolvessem e vivenciassem de forma pratica os conteúdos adquiridos, teoricamente em sala de aula.
Relatório
1ª Parada Depressão periférica da Chapada do Apodi - Calcário-Jandaíra
A primeira parada ao longo da Br-304 se deu na Depressão periférica da Chapada do Apodi, onde acontece uma importante recarga devido às águas das chuvas que caem e reabastecerem os poços subterrâneos (Aquíferos) da região. O local se mostra rico em diversidade de formações geológicas, mas com a predominância do calcário jandaíra, rocha a qual da o nome do aquífero da região. As rochas deste lugar são de grande importância na economia local, por confinarem águas utilizadas na irrigação e consumo dos animais. O calcário-jandaíra apresenta seus grandes valores no ramo da construção