Geologia
. Compressíveis;
. Colapsíveis;
. Expansíveis;
O solo é de fundamental importância na área da construção civil, pois é nele que se faz a maioria das obras estruturais de uma construção, é onde se faz estradas, enfim é à base de tudo. Por isso a importância de se conhecer o tipo de solo antes de se iniciar qualquer obra construtiva.
Solos Compressíveis
O solo compressível é um solo que sofre bastante compressão quando submetido a um esforço, e isso é um grande problema na hora de se realizar qualquer obra, pois pode gerar muita instabilidade, e se o solo não for tratado adequadamente ocasionará a perda de todo trabalho realizado.
As características dos solos compressíveis são:
Baixa resistência
Fração Argila
Argilas moles ou areias argilosas
Em geral com matéria orgânica
Portanto antes de se iniciar qualquer tipo de obra em um solo compressível é necessário fazer um estudo detalhado para saber qual técnica será usada para tratar esse solo e torna-lo adequado ao uso destinado.
Uma forma de tratamento de solos compressíveis é a construção de aterros, sendo assim, para efetuar esta obra deve-se levar em conta as seguintes condições: garantia de estabilidade e avaliação das deformações.
Outra forma de tratamento para este problema é a execução de drenos verticais, estes são inseridos dentro da camada de solo mole com o propósito de promover a redução dos recalques após a construção, acelerar o ganho de resistência ao cisalhamento e da capacidade de carga devido ao adensamento ao diminuir o caminho máximo de drenagem dentro da camada de solo que está sofrendo a drenagem vertical.
Algumas técnicas para tratamento de solos compressíveis são:
Remoção da camada mole: Eficaz, rápido, oneroso, de grande impacto ambiental
Aterro sobre drenos verticais: estabilização dos recalques mais rápida, oneroso
Aterros estruturados (sobre estacas): Rápido, reduz recalques, oneroso
Colunas de solo tratado