geologia
O magma é uma substancia líquida constítuida por rochas em processo de fusão e por misturas de gases. Os magmas são gerados em zonas de instabilidade tectónica ( limites de convergência e limites de divergência).
Os magmas podem ser classificados segundo o seu teor em sílica: magma basáltico: pobre em sílica, ponto de fusão alto(forma-se em zonas de rifte); magma andesítico: magma de composição intermédia,ponto de fusão intermédio(forma-se em zonas de subducção); magma riolítico: magma rico em sílica, ponto de fusão baixo.
Durante o processo de arrefecimento do magma, começa o processo o cristalização. Quando o processo de arrefecimento se dá à superfície , o arrefecimento é rápido e por isso as substâncias não chegaram a cristalizar.Quando o arrefecimento se dá em locais profundos, o arrefecimento é lento e por isso as substâncias têm tempo de recristalizar. Conclui-se que durante o processo dos magmas, os minerais não cristalizam todos ao mesmo tempo. Primeiro cristalizam os minerais com o ponto de fusão mais alto, por ordem decrescente dos respectivos pontos de fusão- cristalização fraccionada, é um processo de diferenciação magmática. Esta série é composta por dois ramos: série de reacção descontínua ou dos minerais ferro-magnesianos. série de reacção contínua ou série das plagioclases.
Os minerais que têm a mesma disposição na linha horizontal têm temperaturas de cristalização semelhante.
Pela análise da série de Bowen conclui-se que é possível :
ver quais são os minerais constituintes das diferentes rochas; que a ocorrência de olivina e quartzo numa rocha é improvável; os minerais submetidos a alta temperaturas são menos instáveis quando são submetidos à acção da meteorização. As olivinas e as piroxenas alteram-se mais rapidamente enquanto que o quartzo é mais resistente.
Os minerais e a matéria cristalina
Quando o arrefecimento do magma é lento, formam-se cristais, visíveis a "olho nu". Quando o magma