Geologia
Módulo E – Taxa de Câmbio e mercado de Divisas
EXERCÍCIOS
a) Defina taxa de câmbio.
Resposta: Taxa de câmbio é o preço da moeda estrangeira em termos de moeda nacional.
b) Aponte e explique as principais desvantagens de um regime de taxa de câmbio fixa em um país.
Resposta: Como o banco central é obrigado a disponibilizar suas reservas, estas ficam mais vulneráveis a ataques especulativos, como defesa o Banco Central se vê na necessidade de aumentar as taxas de juro. O aumento dos juros além de interferir nos processos produtivos, faz com que a política monetária se torne passiva e dependente da situação cambial.
c) Explique como a taxa de câmbio afeta o equilíbrio macroeconômico.
Resposta: A taxa cambial afeta as exportações e importações, com a desvalorização cambial o preço da moeda estrangeira sobe, com isso os compradores estrangeiros compram mais produtos brasileiros e a exportação crescer, os importadores tendo de pagar mais tendem a importar menos. As taxas de câmbio afetam, também, a taxa de inflação, a chamada âncora cambial, ao valorizar-se o câmbio se estimula a compra de produtos importados, aumentando a concorrência com os produtos nacionais, estimulando a queda dos preços internos. Outro fator que é afetado pela taxa cambial é a dívida externa do país, de imediato, a desvalorização cambial aumenta o volume da dívida externa em reais, não afetando seu saldo em dólares. A médio prazo a desvalorização pode aumentar a oferta do dólar implicando na queda do preço do dólar, consequentemente à queda da dívida externa.
d) Explique quais os principais instrumentos de política comercial.
Resposta: Destacam-se a política de tarifas sobre importação, onde se a política adotada visar proteger a produção interna, isso é normalmente feito por elevação de impostos de importação e de outros tributos e taxas sobre produtos importados. No caso oposto com a liberalização da importação, onde as taxas de juros caem. A