Geologia
A Geologia é a ciência que estuda a composição, a estrutura e a evolução da Terra, através dos produtos e processos geológicos que ocorrem no interior e na superfície do planeta. Dentre os produtos, destacam-se os continentes, os fundos marinhos, as cadeias de montanhas, as bacias sedimentares, as rochas, os solos, os minérios; e, dentre os processos, a migração dos continentes, os terremotos, o vulcanismo, a erosão de encostas, de vales e de praias e o assoreamento de rios e baías.
O geólogo é o profissional habilitado para estudar e entender o meio físico terrestre e cada vez mais o extraterrestre, devido aos materiais coletados e analisados em viagens espaciais, tripuladas ou não. Por muitos anos o geólogo foi um profissional da zona rural, atuando na pesquisa de minérios e de petróleo, na construção de hidrelétricas e no mapeamento geológico de áreas pouco habitadas, como a Amazônia. Atualmente é um profissional indispensável também nos centros urbanos, atuando na construção de pontes e túneis, no gerenciamento de problemas relacionados com a ocupação de vales e encostas e de contaminação do solo e da água, na procura e captação de água subterrânea e na escolha de locais adequados para a deposição do lixo.
Seja no campo ou na cidade, o geólogo utiliza em seu ofício uma grande variedade de materiais, como imagens de satélites, fotografias aéreas, cartas topográficas, receptor GPS, bússola, martelo, lupa de bolso, microscópio, recursos computacionais, entre outros. Assim, para optar por essa profissão, o candidato deve ter um perfil misto, ou seja, deve gostar de atividades ao ar livre, ter espírito observador e crítico na coleta de dados de campo e gostar também de atividades de laboratório e de escritório, ser criterioso e meticuloso no tratamento dos dados coletados e na interpretação dos resultados obtidos.
Um profissional bem habilitado ao mercado deve ter bom conhecimento técnico em Geologia e sobre a legislação pertinente,