Geologia
O presente trabalho em o objetivo de nos mostrar sobre o processo geológico que ocorre no interior da terra (endógenos)e em seu exterior que são os processos (exógenos).
PROCESSOS ENDÓGENIOS
A separação de placas litosféricas principais deriva continental e expansão de crosta oceânica em ação resolvida forças dinâmicas em grandes profundidades. O diastrofismo e um termo geral que se refere aos movimentos da crosta causada por endogénicos forças terrestres produzem bacias dos oceanos, continentes, planaltos e montanhas, o ciclo tectônico chamou essas grandes estruturas associadas com grandes movimentos da crosta e tipos de rochas em diferentes estágios de desenvolvimento.
A orogenia ou formação de montanhas tende ser um processo de distorções localizadas estratos preexistentes e oceanos, particularmente por movimentos verticais, e produz planaltos e bacias. Os deslocamentos lentos e graduais da crosta agiram particularmente nos córtex fraturas e deslocamentos de rocha, que podem medir de alguns centímetros alguns quilômetros são chamadas de falhas. A sua aparecia esta associada às arestas entre as placas de deslizamento uns sobre os outros, a falha de san Andréas e continentes onde estão separados, como o vale do rit na África Ocidental. Gêiseres fontes termais são como vulcões tectônicas áreas instáveis.
Vulcões são causados pelo derramamento de lava das profundezas da terra. O Planalto Columbia, no oeste dos estados unidos, e cobertos por uma camada de basalto vulcânico mais de 3.000m de espessura e uma área de cerca de 52.00 km. Estes planaltos basálticos foram criados por vulcões.
Terremotos são causados pela descarga repentina de tensão acumulada muito lentamente através das atividades das falhas, vulcões ou ambos. O movimento brusco das superfícies da terra e uma manifestação de processos endógenos que podem causar ondas sísmicas (tsunamis) deslizamentos de terra, colapso ou superfeicie de subsidência e fenômenos relacionados.