geologia
1) Defina mineral.
Os minerais são constituintes básicos das rochas, e pode ser definido como uma substância de ocorrência natural, sólida, cristalina, geralmente inorgânica, com uma composição química específica.
2) Quais são as diferenças entre um átomo e um íon?
Átomo é a menor parte de um elemento que conserva as propriedades físicas e químicas deste (menores unidades de matéria). Íons são átomos carregados positivamente (perderam elétrons – cátions), ou carregados negativamente (ganharam elétrons – ânions).
3) Desenhe a estrutura atômica de cloreto de sódio.
4) Quais são os dois tipos de ligações químicas?
Ligação iônica: as ligações deste tipo formam-se pela atração elétrica entre íons de cargas opostas, como Na+ e Cl- no cloreto de sódio, são predominantes em estruturas cristalina: cerca de 90% de todos os minerais são compostos iônicos.
Ligação covalente: Os elementos que não ganham nem perdem elétrons facilmente para formar íons e que, ao invés disso, formam compostos por compartilhamento eletrônico ligam-se uns aos outros por meio de ligações covalentes, que são, em geral, mais fortes que ligações iônicas. Ex.: diamante.
5) Quais são os dois polimorfos de carbono?
Polimorfos são estruturas alternativas de um único composto químico. Os polimorfos de carbono são o carbono e o diamante.
6) Enumere as estruturas básicas dos silicatos.
Tetraedros isolados
Arranjos em cadeia simples
Arranjos em cadeias duplas
Estruturas em folha
Estruturas tridimensionais
7) Como a clivagem das micas está relacionada com a sua estrutura atômica?
Clivagem é a tendência que um cristal apresenta de partir-se segundo superfícies planares. A perfeição dessas superfícies varia inversamente com a força das ligações: fortes ligações produziriam clivagem imperfeitas; ligações fracas produziriam clivagens perfeitas ou mesmo nenhuma clivagem. Por isso a excelente clivagem mas micas é