Geologia
Curso técnico de mineração
Disciplina: Geologia de Minas
Primeira avaliação
.
Exercício
1) Os Kimberlitos lamproitos são tradicionalmente concentradores de diamantes. Pergunta-se:
a) Como se dá a formação desses corpos de minério?
A formação desses corpos de minério se da a partir do “derretimento” de uma parte do manto em uma profundidade maior que 150 km aproximadamente, caracteristicamente são ricos em água, possuem matriz rica em micas e também calcita, diopsídio e apatita.
b) Como se dá a colocação de diamantes nesses corpos de minérios, e qual o principal fácies concentrador do diamante? O kimberlito pode trazer diamante até a superfície desde que tenha passado por regiões na crosta ou no manto que fossem ricas neste mineral e que sua velocidade de ascensão seja rápida o suficiente para não desestabilizar a estrutura do diamante, que caso contrário se converteria na formação de grafite, portanto, o magma que forma o kimberlito não é o produtor de diamante, e sim um meio de transporte.
c) Qual a relação entre os Kimberlitos mineralizados e estéreis e os crátons e faixa móveis? Os kimberlitos vêm de profundidades maiores que os demais. No entanto, se ele não encontra diamantes em seu caminho, se torna um kimberlito estéril. Crátons e faixas móveis: há vários tipos de transição e passagens. A feição superficial de passagens. A feição superficial de retilinearidade superficial pode ser enganosa.
d) Como se formam os depósitos de diamantes supergênicos? 2) Os corpos carbonáticos são ultramáficos. Relacione-os à tectônica de placas e comente sobre suas mineralizações: Os corpos Carbonatiticos estão associados a ambientes tectônicos
. Carbonatites – Nessa há, na composição, Calcita. A granulometria é de média a fina; Natrocarbonatites – São essencialmente compostos de sódio, potássio e cálcio carbonato. Estão presentes em um tipo distinto (raro) de rocha e são encontrados em Oldoinyo Lengai Volcano na