Geologia
Tópicos de Física Geral e Experimental, Rossana
26 de Maio de 2013
MOTO-PERPÉTUO
Moto-perpértuo, seria uma maquina que entrando em execução ficaria eternamente em movimento.
Se fosse possível o desenvolvimento de tal maquina deveria funcionar em ciclos para que o intervalo de tempo fosse sempre igual e sua velocidade seria cada vez maior e que em cada novo ciclo sua energia inicial seria a mesma, o que na pratica não acontece, pois a energia inicial nunca será a mesma em cada ciclo, devido ao atrito que acontece entre as peças da maquina durante seu continuo movimento.
Por isso nenhum moto-perpétuo conseguiu funcionar até a atualidade. Os motos perpétuos, isto é, sistemas, máquinas que dissipam energia mecânica e não recebem qualquer outra forma de energia para suprir essa perda, é que são impossíveis de acontecer pela necessidade de criar energia a partir do nada, o que contraria o princípio da conservação de energia .
A GARRAFA DE LEYDEN
A garrafa de Leyden foi o primeiro acumulador de eletricidade estática da história. Uma lâmina metálica por dentro e outra por fora da garrafa de paredes isolantes permite o acúmulo de cargas de sinais contrários.
Com o uso de um eletróforo uma das mais simples máquinas de indução eletrostática, por exemplo, eletriza-se a parede interna da garrafa, mantendo a parede externa aterrada. O aterramento pode ser feito com o contato da própria mão. Usando um arco metálico faz-se contato de uma extremidade do arco com a parede externa da garrafa e aproxima-se a outra extremidade do arco da esfera ligada à parede interna da garrafa, o que provoca a ocorrência de uma descarga elétrica.
EXPERIMENTO DE MICHELSON-MORLEY
A experiência de Albert Michelson e Edward Morley, uma das mais importantes da história da física