GEOLOGIA
GRADUAÇÃO
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Seminário: O processo de instalação do Comperj no município de Itaboraí e suas implicações sócio-demográficas e ambientais.
(Uma análise sobre a violência urbana e o acesso a serviços de saneamento básico, somados ao crescimento populacional de Itaboraí).
Trabalho apresentado à Universidade Federal Fluminense como requisito parcial para a conclusão da disciplina Geografia da População
Por: Michelle Menegardo de Souza Damião de Souza Calixto João Gabriel Macedo de Mattos Geórgia Pedro Flaviane Vanessa de Souza Fonseca
Orientador Prof. Dr: José Carlos Milléo
Niterói
2012
Agradecimentos
Ao professor Dr. Flávio Almeida, pelo incentivo e material cedido gentilmente para elaboração deste trabalho.
Ao deputado federal Dr. Carlos Alberto, pelas informações prestadas e pelo tempo dedicado a nos receber no escritório do partido, em Itaboraí.
À corretora de imóveis da Brasil Brokers, Leila Clarkson, que gentilmente nos atendeu em seu escritório, nos concedendo uma entrevista, além de todo o material fornecido (folders, jornais e arquivos e links nos enviado posteriormente) que contribuiu para o enriquecimento do trabalho.
À moradora de longa data do município, colega de um dos integrantes do grupo, que não quis se identificar, para poder preservar sua integridade. O grupo agradece pela entrevista que nos foi concedida gentilmente em sua residência e que foi de grande valia para o trabalho.
Ao professor Dr. José Carlos Milléo pela oportunidade de realizar este seminário, que contribuiu para o aprimoramento do grupo na elaboração de um trabalho que exigiu intensa pesquisa de campo, através de entrevistas, observações e imagens registradas para posterior consolidação na elaboração deste trabalho.
Sumário
Introdução..........................................................................................................................1
O município de