Leis de Maxwell
As leis de Maxwell
As equações de Maxwell descrevem os campos elétricos e magnéticos originados de distribuições variáveis de carga e de corrente elétricas e como esses campos variam com o tempo.
As equações de Maxwell consistem, na verdade, das quarto leis: lei de Gauss, lei de Gauss para o campo magnético, lei de Faraday e lei de Ampère.
Combinando essas quatro leis, Maxwell verificou, por exemplo, que a luz é uma onda eletromagnética, que se propaga no vácuo com velocidade c.
Lei de Gauss
A lei de Gauss relaciona o fluxo elétrico resultante Φ de um campo elétrico, através de uma superfície fechada, com a carga resultante que é envolvida por essa superfície. Em outras palavras, a lei de Gauss relaciona os campos elétricos em pontos sobre uma superfície gaussiana (fechada) com a carga resultante envolta por essa superfície. Matematicamente, a lei de Gauss é representada pela equação:
Onde: ε0 = constante de permissividade elétrica no vácuo Φ = fluxo elétrico resultante q = carga elétrica envolvida
Na equação, “q” é a soma algébrica de todas as cargas envolvidas, sendo elas positivas ou negativas. É importante salientar que o sinal diz algo a respeito do fluxo resultante. Se ''q'' for maior do que zero, o fluxo resultante é para fora; se ''q'' for menor do que zero, o fluxo resultante é para dentro.
Fluxo de campo elétrico resultante.
Uma carga fora da superfície gaussiana, não importa o seu tamanho ou sua proximidade, não é incluída no termo ''q'' da lei de Gauss. Também não importa a forma ou a localização exata das cargas dentro da superfície gaussiana, importa apenas o sinal da carga resultante envolvida. O campo elétrico, em razão de uma carga fora da superfície gaussiana, não contribui com nenhum fluxo resultante através da superfície, pois a quantidade de linhas de campo, em virtude dessa carga que entra na superfície, é a mesma que sai dela. Podemos dizer que a lei de Gauss é equivalente à Lei de