GEOLOGIA P/ ENGENHARIA
Aula 7: Processos que moldam a superfície da Terra
Intemperismo
O chamado intemperismo é o principal fenômeno responsável por desagregar e decompor as rochas, alterando-as química e fisicamente. Sua importância se deve ao fato de fazer parte do início de um processo maior, que continua com a erosão e a deposição de sedimentos, seguido da diagênese, que é a formação das rochas sedimentares.
O intemperismo é definido como todos os processos físicos, químicos e biológicos que causam a desintegração ou a decomposição das rochas e minerais expostos na superfície da Terra ou próximos à superfície.
Tipos de intemperismo
O intemperismo ocorre de maneiras distintas, podendo ser de dois tipos: físico ou químico.
Físico - Constitui-se pela desagregação das rochas por um conjunto de alterações físicas que elas sofrem. Os principais responsáveis pelo intemperismo físicos são:
● Variação de temperatura diurna e noturna - No deserto, esta variação pode exceder os 30ºC;
● Variação das estações - Produz contínuas contrações e dilatações nas rochas;
● A energia solar que atinge a superfície terrestre é a grande responsável pela variação de temperatura.
Químico - Constitui-se pela desagregação das rochas por um conjunto de alterações químicas que elas sofrem. A dissolução é o tipo mais fácil de decomposição. Os ácidos agem diretamente na dissolução de certos minerais. Ocorre mais comumente em terrenos calcários. O carbonato de cálcio é solúvel em água, principalmente se esta contiver gás carbônico.
Como ocorre o Intemperismo físico:
Ao longo do tempo geológico, as variações bruscas do aquecimento diurno e resfriamento noturno provocam desagregação da crosta continental. Isto se explica porque tanto as rochas quanto os solos são formados por minerais com coeficientes de dilatação térmica diferenciado. Essa disparidade na dilatação promove desagregação dos materiais ao longo do tempo, principalmente em regiões de clima tropical e subtropical.
A