Geologia para Enganharia
1) Qual a teoria mais aceita para a origem do Universo? Explique no que se basearam os astrônomos para defender esta teoria e sintetize os principais eventos que ocorreram desde o instante zero até os 15 bilhões após esse evento que explica a origem do universo.
A teoria da grande explosão, o Big Bang, baseada em parte na teoria relativista de Albert Einstein e nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble e Milton Humason.
Eles demonstraram que o universo não é estático e está em constante expansão. As galáxias estão umas se afastando das outras, portanto em algum período elas deveriam estar mais próximas do que hoje ou até mesmo em um único ponto material .
Alguns segundos após a explosão, a temperatura era tão alta, mas tão alta, que era impossível existirem átomos ou até mesmo partículas como elétrons e prótons, era tudo um caos, só radiação.
Com o passar do tempo a temperatura foi esfriando, o que viabilizou a existência das partículas subatômicas, como prótons, nêutrons e elétrons.
Uns 800 milhões de anos depois da explosão inicial, o átomos, do jeito que a gente conhece hoje, começaram a se formar, mas primeiro foram só átomos muito leves como o Hidrogênio e o Hélio (que é a junção de dois hidrogênios).
Já 1 bilhão de anos depois o universo tava menos quente, a força da gravidade começou a formar as estrelas a partir de nuvens de hélio e hidrogênio e mias poeira cósmica.
Algumas dessas estrelas, chamadas super novas, explodiam e enquanto mais poderosa era a explosão, maior a capacidade de fabricar átomos diferentes e mais pesados, como oxigênio, carbono, neônio e assim vai.
Com cerca de 200 bilhões de estrelas, formato espiral, massa de cerca de um trilhão e 750 bilhões de massas solares, formou-se a Via Láctea.
Aproximadamente a 4,6 bilhões de anos atrás, surgiu nosso sistema solar e posteriores acontecimentos que causaram a diferenciação do planeta terra e conseqüente surgimento das condições