Geografia - Pré História
Desconhecido por muitos e idolatrado por poucos, o Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no Piauí, abriga uma das maiores concentrações de sítios arqueológicos pré-históricos do continente americano e uma das maiores quantidades de pinturas primitivas sobre rocha do mundo. Entre belíssimas formações rochosas e mais de 700 sítios catalogados, o parque nacional é um espetacular museu a céu aberto e um convite a reviver a história da humanidade. O Parque Nacional Serra da Capivara é um parque brasileiro que está localizado no sudeste do estado do Piauí. Ocupa áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Coronel José Dias e Canto do Buriti. Tem 129.140 hectares e seu perímetro é de 214 quilômetros.
Foi criado para proteger uma área na qual se encontra o mais importante patrimônio pré-histórico do Brasil. Trata-se de um parque arqueológico com uma riqueza de vestígios que se conservaram durante milênios, devido à existência de um equilíbrio ecológico, hoje extremamente alterado. O patrimônio cultural e os ecossistemas locais estão, portanto, intimamente ligados, pois a conservação do primeiro depende do equilíbrio desses ecossistemas. O equilíbrio entre os recursos naturais é o condicionante na conservação dos recursos culturais e foi o que orientou o zoneamento, a gestão e o uso do Parque pelo poder público. É um local com vários atrativos, monumental museu a céu aberto, entre belíssimas formações rochosas, onde encontram sítios arqueológicos e paleontológicos espetaculares, que testemunham a presença de homens e animais pré-históricos.
Sítios Arqueológicos
Área de maior concentração de sítios pré-históricos do continente americano e Patrimônio Cultural da Humanidade. Estudos científicos confirmam que a Serra da Capivara foi densamente povoada em períodos pré–históricos. Os artefatos encontrados remontam presença registrada há 50.000 anos. O Parque Nacional Serra da Capivara se localiza no Estado