Geografia da América Latina
O objetivo deste trabalho é discutir o tema de como é visto e abordado a Geografia da América Latina nos livros didáticos do sexto ao nono ano, conhecendo os aspectos da formação do território americano e entrando em contato com as diversas configurações socioespaciais.
Objetivo: Analisar a forma em que a América Latina é mostrada didaticamente para os alunos do ensino fundamental II, estudando suas características e fazer uma análise crítica sobre a obra.
Justificativa: Ajuda a compreender o formato em que a América Latina e suas características são transmitidas do ponto de vista didático através de uma obra escrita para o Ensino Fundamental II.
-
Na Coleção de livros didáticos de Paulo César Medeiros, o autor dedica o livro o oitavo ano exclusivamente para falar sobre o espaço e a sociedade latina americana. O livro contém mais de 100 páginas abordando somente esta região. O autor começa abordando a geografia e os territórios nacionais, passando por domínios coloniais e morfoclimáticos, chegando até a sua hidro e biogeografia, finalizando o livro com a geografia cultural d’ América Latina.
A região se encontra numa zona intertropical e é abordada fisicamente como um local com altas cordilheiras na parte oeste e com grandes planícies fluviais. O lado oeste tem o relevo é recente e elevado. No leste, o relevo é antigo, desgastado e rebaixado. A América Latina é marcada pelo subdesenvolvimento, pela industrialização tardia e dependente de capital externo, pelos problemas sociais e políticos e pela instabilidade política. A região engloba diversas etnias, principalmente por causa de movimentos demográficos ocorridos durante a época colonial como a chegada forçada de negros da África Subsaariana e a vinda de europeus na passagem do século 19 para o 20.
Assim, há países com expressiva população descendente de ameríndios (caso de Bolívia e Peru), de africanos (Brasil, Venezuela, Colômbia e países do Caribe) e de europeus (Argentina,