Geofisica do paraná
O relevo do Paraná, em sua maior parte, forma-se de um vasto planalto com uma pequena inclinação nas direções noroeste, oeste e sudoeste do Estado. Abrange os terrenos arenítico-basálticos do Planalto Meridional Brasileiro e os terrenos cristalinos paralelos ao oceano Atlântico.Ele é dividido em cinco regiões: Planície Litorânea,Serra do Mar,Primeiro,Segundo e Terceiro Planaltos.
A Planície Litorânea é a região entre o oceano atlântico e a Serra do Mar. Abrange terrenos baixos e inundáveis (planícies aluviais e formações arenosas) e morros cristalinos com cerca de cinqüenta metros de altura.As cidades mais importantes dessa região são: Paranaguá (onde fica o porto), Antonina, Morretes, Guaratuba e Matinhos.
A Serra do Mar domina com suas enérgicas escarpas a planície litorânea. Essas montanhas são formadas por granitos e gnaisses,pertence ao Complexo Cristalino Brasileiro,e são cobertas pela Mata Atlântica.
Primeiro planalto (ou planalto de Curitiba) tem início na Serra do Mar e estende-se para o oeste até a escarpa Devoniana,é o mais alto (altitudes entre 1300 e 850 metros) e menor (em extensão) dos planaltos. O relevo é ondulado e a vegetação predominante é a Mata das Araucárias.
Segundo planalto (ou planalto de Ponta Grossa),sua formação geológica corresponde a terrenos sedimentares antigos e as altitudes variam entre 1200 e 300 metros. Em relação às rochas mais comuns, pode-se citar:arenitos (Vila Velha e Furnas), folhelhos (Ponta Grossa e os betuminosos), e ígneas intrusivas. O relevo é ondulado e a vegetação é composta por Araucárias e campos. As principais cidades da região são Ponta Grossa e São Mateus do Sul.
Terceiro planalto ou planalto de Guarapuava – é o maior dos planaltos em extensão. As altitudes variam entre 1200 e 900 metros. Nessa área a vegetação original (Floreta Tropical e Mata das Araucárias) quase não existe mais. Em seu lugar são encontradas plantações e pastos. As principais cidades são Maringá, Foz do Iguaçu e