Geodésia x topografia
MARJORE MARTINS
GEODÉSIA X TOPOGRAFIA
TOPOGRAFIA
VITÓRIA
2012
INTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
MARJORE MARTINS
GEODÉSIA X TOPOGRAFIA
TOPOGRAFIA
Trabalho apresentado à disciplina de Topografia, ministrada pelo professor Geraldo Passos Amorim, com o objetivo de obter nota parcial e aprovação no curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES
VITÓRIA
2012
Geodésia X Topografia
1- Diferenças:
A Geodésia é uma ciência que é subdividida em Geodésia Superior e Geodésia Elementar ou Geométrica. A primeira preocupa-se com a forma e dimensão da Terra com cunho essencialmente científico; já a segunda é de cunho prático, preocupando-se em determinar, com precisão, a posição de pontos fundamentais sobre a superfície terrestre, levando em consideração a curvatura da Terra. Estes pontos proporcionam à Topografia, que é um caso particular da Geodésia, o apoio necessário para a amarração dos seus levantamentos.
Porém, ao contrário da Geodésia que atua sobre a superfície curvilínea da Terra, a Topografia adota a hipótese de operar no plano e restringe o seu campo de ação a pequenas áreas a fim de que não se acentuem os erros decorrentes da não consideração da curvatura terrestre.
2- Superfícies de referência em Geodésia:
Devido a irregularidades da superfície terrestre, adotam-se modelos ou superfícies de referência mais simples, regulares e com características geométricas conhecidas que permitam a realização de reduções e sirvam de base para cálculos e representações. As superfícies utilizadas em levantamentos são o plano topográfico, a esfera, o elipsóide de revolução e o geoide.
* Geoide:
É definido pelo nível médio dos mares (NMM) em repouso, prolongado através dos continentes. É o modelo “natural” da Terra, ou seja, da forma como ela se apresenta, e por isso é o modelo que mais se aproxima da forma da Terra. Trata-se de uma superfície irregular e de