Genômica e biologia molecular
As pesquisas desenvolvidas no grupo têm o objetivo de identificar diferenças moleculares, que são utilizadas para compreender a biologia dos tumores e selecionar potenciais biomarcadores para aprimorar o manejo clínico dos pacientes.
Entre as abordagens utilizadas estão o sequenciamento de alto desempenho para análise dos transcritos e dos exons (exome-sequencing); cDNA microarray e PCR quantitativo, para avaliação transcricional; pirosequenciamento e sequenciamento capilar para avaliação de metilação de promotor e detecção de mutação; e estudos funcionais de genes candidatos a estarem implicados no desenvolvimento ou progressão de tumores, que foram identificados pelo grupo.
O grupo tem se dedicado especialmente a estudar câncer de mama, de próstata e tumor de Wilms (um nefroblastoma pediátrico), com o objetivo de decifrar alterações moleculares precoces que desencadeiem o processo tumorigênico e que contribuem para a progressão do tumor. Além disso, desenvolve projetos relacionados a câncer hereditário, com objetivo de identificar a causa genética que leva ao aumento de risco de desenvolvimento de câncer, por caracterização de alterações em genes já conhecidos e também em novos genes.
Linhas de Pesquisa
Tumor de Wilms: Genes de vias de sinalização envolvidos na recapitulação da nefrogênese pelo tumor de Wilms: Aspectos funcionais e regulatórios e implicações na formação do tumor. Busca de marcadores moleculares associados com recidiva tumoral.
Câncer de Mama: Caracterização de alterações moleculares precoces implicadas na progressão do carcinoma ductal in situ. Marcadores moleculares de prognóstico em carcinoma ductal de