GENÉTICA
A genética pode ser definida como a ciência que estuda os genes. Gene é uma porção do DNA capaz de produzir um efeito no organismo. É a parte funcional do DNA.
A genética é a área da biologia que estuda a transmissão do material genético ao longo das gerações. Estuda a semelhança e diferença entre indivíduos.
A genética enfoca um material genético (DNA) que influencia a maneira como os organismos se desenvolvem, funcionam e se comportam. Em resumo, como os organismos vivem.
Níveis de estudo da genética:
1. Genética Clássica: Corresponde ao período anterior a descoberta do DNA. Nessa época a genética baseava-se em analisar resultados de cruzamentos de diferentes linhagens de organismos. Nesse tipo de análise, os genes são identificados estudando-se a herança de diferentes características. Um exemplo foi o trabalho de Mendel com as ervilhas, estudando-se diferentes características da ervilha (altura, cor, textura, dentre outras). A genética clássica também estuda a natureza do material genético, como ele controla as características e como ele sofre mutações.
2. Genética molecular: Os genes são estudados mediante isolamento, sequenciamento e manipulação do DNA. Por exemplo, o conhecimento de uma sequência de DNA e as comparações com outras sequências de DNA permitem que um geneticista defina um gene quimicamente. Os geneticistas aprenderam a cortar trechos do DNA em pontos específicos e inserir em outra molécula de DNA. Eles aprenderam a transferir genes de um organismo para outro.
3. Genética de populações: Ocorre quando a genética é estudada em populações inteiras. Indivíduos dentro de uma população podem ter diferentes alelos de um gene. Essas diferenças levam os indivíduos a serem distintos do ponto de vista genético. O enfoque da genética de populações é determinar a frequência de alelos específicos de uma população e avaliar se essas frequências mudam com o tempo. Caso sim, a população está evoluindo.
Por que estudar