Genética e evolução
Penetrância é a lei do “tudo ou nada”, corresponde a frequência com que a característica determinada por um gene se manifesta, o indivíduo a tem ou não tem.
Penetrância Completa: Se a característica se manifesta 100% dos portadores o gene tem penetrância total.
A penetrância completa não pula gerações.
Genótipo e Fenótipo iguais.
Penetrância Incompleta
Quando a freqüência de expressão do fenótipo é inferior a 100%. Quer dizer, alguns portadores do gene não o expressam. Mas a hereditariedade não muda, pois esses portadores podem transmitir o gene da doença para a próxima geração.
Neodarwinismo
A teoria sintética é o neodarwinismo dos biólogos modernos. Trata-se de um darwinismo atualizado com as modernas descobertas sobre hereditariedade. Segundo essa teoria três fatores explicam o mecanismo da evolução:
Seleção natural - fator darwiniano. Tem como princípio que os descendentes de uma espécie que sobrevive são os mais aptos, ou seja, aqueles que herdam combinações gênicas mais favoráveis à sobrevivência, em determinado quadro de fatores ambientais.
Mutação - que explica as variações hereditárias. Acontece quando há qualquer alteração hereditária de um gene.
Recombinação gênica - acontece quando há a mistura de genes de indivíduos diferentes de uma população. Com a recombinação ocorre o surgimento de genótipos novos sem a ocorrência de mutações.
Órgãos homólogos Órgãos homólogos são aqueles que apresentam a mesma origem embrionária, podendo ou não desempenhar a mesma função.
Órgãos análogos Órgãos análogos são aqueles que, apesar de realizarem a mesma função, não dispõem da mesma origem embrionária.