gentiliza ou assedio
3046 palavras
13 páginas
SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO 3
1 INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
No caso proposto “Gentileza ou Assédio: Conflitos de gênero e de raça nas relações de trabalho” de Ana Paula Pinto Damasceno nos sugere um conflito bastante comum, para não dizer corriqueiro, no ambiente de trabalho. Não me refiro a esta situação especificamente, mas ao assedio moral em si e as causas que o levaram a existir. De mão de tantas informações é possível explorar esse conflito de todos os ângulos possíveis com o auxílio dos temas abordados e identificados nesta situação e que nos leva a refletir quanto às possíveis causas que originaram o conflito, proporcionando-nos analisá-lo de diferentes pontos de vista.
O objetivo é observar e analisar a postura dos envolvidos, suas diferentes formas de agir, reagir e lidar com os problemas e conflitos, principalmente, nos casos em que os próprios líderes estão incluídos. Uma coisa é gerenciar a situação de fora imparcialmente, outra bem diferente, é estar envolvido e ter de conduzi-la de maneira ética e profissional, procurando minimizar os transtornos causados às partes e ao clima organizacional. Como já dizia Newton, para toda ação há sempre uma reação [...], no meio organizacional não é diferente, uma vez que toda ação tem sempre uma consequência seja ela boa ou ruim, e precisamos arcar com a responsabilidade de nossos atos.
Tudo ao seu modo afeta o ambiente e as relações de trabalho, desde a temperatura do ar condicionado até a atuação do líder. Esses fatores podem ser irrelevantes, a exemplo dos problemas com as estruturas físicas da organização, Ou eles podem ter dimensões gigantescas chegando desestabilizar uma equipe inteira, interferindo no seu rendimento, no convívio, nos relacionamentos interpessoais e principalmente na qualidade do serviço.
DESENVOLVIMENTO CONFLITO NO AMBIENTE DE TRABALHO.