Genetica
POR QUE DA ESCOLHA
A escolha da profissão dirigida a Genética é por seu avançado estudo, onde se pode analisar a variabilidade genética dos indivíduos, ou seja, suas características que estão à nível gênico e que podem ser transmitidas para seus descendentes. Algo que sem esse estudo não poderia ser analisado e através disso podemos escolher que qualidades passar aos nossos descendentes. Por isso seu estudo é valorizado tanto quanto em salvar espécies de animais extintas quanto para o ser humano.
O QUE ELE FAZ
A genética é uma especialização intensamente relacionada com a Biologia Molecular, pois esta explica e determina os mecanismos que regem a atividade e a manutenção do material genético. É através dela que entendemos como o DNA e o RNA se comportam, quais as suas funções, como duplicam-se, reparam-se e muitas vezes sofrem mutações. Assim, ela se torna ponto fundamental para o entendimento e o estudo da genética.
Esta ciência tão procurada, a genética, é a responsável por estudar a variabilidade genética dos indivíduos, ou seja, suas características que estão à nível gênico e que podem ser transmitidas para seus descendentes. Em resumo, ela é a ciência dos genes, e o profissional atuante é o geneticista.
O nosso material genético, presente no núcleo celular, é composto por muitos genes. Há regiões gênicas que são codificantes e outras muitas que não são codificantes (principalmente em eucariotos). As regiões codificantes são transcritas em RNA's que por sua vez serão transcritos em proteínas, sejam elas globulares (que exercem funções) ou estruturais (que compõe o citoesqueleto celular). As áreas não codificantes ainda não foram completamente elucidadas e podem possuir muitas funções ainda não conhecidas o que abrange uma grande área de pesquisa. Mas, precisamos entender também que o genoma é completo e complexo, e um mesmo gene pode transcrever diferentes produtos dependendo de como a informação é lida.
Este ramo, tanto da Bio