GENETICA
1. Como os genes atuam na determinação de um fenótipo? Fenótipos são as características de cada individuo (por exemplo, a cor do cabelo, dos olhos...) E essas informações encontramos no DNA das células, que são organizadas através dos genes. Sendo assim, a determinação do fenótipo depende das sequencias de nucleotídeos (os genes). Com isso, controla o desenvolvimento e o funcionamento do organismo.
2. Como e que estabeleceu pela primeira vez a ligação entre genes e enzimas? Foi Garrod (em 1902), que sugeriu a primeira relação entre enzimas e genes, ele descreveu uma doença, a Alcaptonuria, que é herdada de acordo com as leis de Mendel, como um traço autossômico recessivo.
3. Quem formulou a precisa relação entre genes e enzimas e em que consiste a hipótese um gene uma enzima? Foi Beadle e Tatum que formularam a precisa relação entre gene e enzima. Em que, cada gene controla a produção, a função e a especificidade de uma determinada enzima.
4. Qual a técnica utilizada para analisar o efeito bioquímico dos genes utilizada por Beadle e Tatum em seus estudos com neurospora?
5. Como podem ser obtidos os mutantes necessários para estes estudos?
6. Uma série de mutantes auxotróficos (que necessitam de complementação nutricional) de Salmonela typhymurium são incapazes de sintetizar triptofânio. Estes mutantes podem ser colocados em quatro grupos de acordo com seus requerimentos nutricionais necessários ao seu crescimento em meio mínimo. Mutantes do grupo A, que só crescem se suplementados com ácido antranílico (AA), Indol-gliceroposfato (IGP), Indol, e Triptofanio (Trp). Mutantes do grupo B que podem crescer com a adição de IGP, Indol e Trp. Mutantes do grupo C, que crescem se suplementados com Indol e Trp. Mutantes do grupo D que somente crescem quando suplementados com Trp. O que indicam estes resultados e qual a conseqüência das diferentes classes de mutação.
7. Como se estabelece a seqüência de uma rota metabólica?
8. Como