genetica
ED 7 - Transferência Gênica
Aluna: Talita Gabriele Martins Vieira
Eng. Bioprocessos - 6º período
1. Sobre transferência lateral de genes, responda:
a) O que entendemos por “transferência lateral de genes”?
A Transferência lateral de genes (ou horizontal) é um processo no qual o organismo incorpora material genético de outro organismo.
b) Explique a importância dos mecanismos de transferência lateral de genes para a evolução natural das espécies.
Neste processo as células recebem material genético dos seus descendentes promovendo uma maior distribuição de genes de espécies diferentes aumentando a variabilidade gênica.
2. Sobre o processo de transformação:
a) Quais são as barreiras à ocorrência do fenômeno de transformação em ambientes naturais?
A Transformação natural só ocorre com a presença de proteínas de membranas específicas para a absorção do DNA (proteínas de competência), o DNA do meio não pode ser degradado, funciona melhor com fragmentos de DNA linear do que com plasmídeos circulares e ocorre em um estágio específico do crescimento (quorum sensing).
(Fonte: Molecular Genetics of Bacteria, Dale.)
b) Alguns microrganismos, como Neisseria meningitis, possuem mecanismos para a incorporação de DNA estranho que requerem a ocorrência de sequências específicas no DNA absorvido para a sua incorporação. Pergunta-se: a existência desses sistemas aumenta ou diminui a chance desse fenômeno ocorrer? Explique sua resposta.
O mecanismo para a incorporação de DNA estranho que requerem a ocorrência de sequências específicas no DNA absorvido para a sua incorporação diminui a ocorrência de absorção de moléculas porque a incorporação só vai acontecer se o DNA inserido se recombinar com o cromossomo do hospedeiro e esse processo requer homologia entre os DNA.
c) Considerando-se a distribuição aleatória das bases do genoma, qual é a chance de uma sequência de 10pb aparecer aleatoriamente num genoma de 4 Mpb?
A
1
4
x