genetica
Mais tarde, no período renascentista dos séculos XV e XVI, os académicos centraram-se na anatomia. Um deles, o artista/inventor italiano Leonardo da Vinci, criou belas e rigorosas ilustrações do corpo humano. O seu trabalho, e o de outros cientistas dessa época, focava-se na prática da disseção, que oferecia detalhes nunca antes vistos da arquitetura corporal dos membros, articulações, músculos, nervos e vasos.
A Medicina Moderna iniciou-se realmente no século XIX, após a invenção do microscópio. Aí nasceram as disciplinas médicas da fisiologia, patologia e microbiologia. Durante esta época, os cientistas descobriram que as bactérias, e não os espíritos malignos ou entidades imaginárias, causavam doenças humanas como a cólera, o carbúnculo e a tuberculose.
O nascimento da genética moderna, que se deu no século XX, acelerou o estudo de todas estas áreas da ciência. Agora, no início do século XXI, há ainda mais oportunidades para uma transformação do conhecimento científico numa melhor saúde para todos.
Vibrio cholerae
Por vezes, damos como adquirida a espantosa complexidade do corpo humano. Sem sequer pensarmos nisso, suamos para manter a temperatura corporal, temos fome quando precisamos de energia e sentimos cansaço quando precisamos de dormir.
Estas acções, aparentemente simples, requerem a coordenação sofisticada de muitos órgãos diferentes e dos milhões de moléculas que trabalham em conjunto no seu interior. Na base destas ações, estão milhares de redes de genes em interação. Mas estes sistemas parecem ter muitas mais flutuações do que os