Genetica
Fametro
Código Genético
Manaus
2012
Faculdade Metropolitana de Manaus
Fametro
Equipe
Almerio Picanço
Marcelo Oliveira
Michaela Andrade
Naytonn Wendell
Trabalho apresentado a Professora Ellen Costa da disciplina bioquimica da turma A do turno Matutino do curso de Enfermagem.
Manaus
2012
Sumário
Introdução
Código genético é a relação entre a sequência de bases no ADN e a sequência correspondente de aminoácidos, na proteína. Ele é equivalente a uma língua e é constituído basicamente por um dicionário de palavras, a tabela do código genético e por uma gramática, correspondente às propriedades do código, que estabelece como a mensagem codificada no material genético é traduzida em uma sequência de aminoácidos na cadeia polipeptídica.
O código genético forma os modelos hereditários dos seres vivos. É nele que está toda a informação que rege a sequência dos aminoácidos codificada pelo encadeamento de nucleotídeos. Estes são compostos de desoxirribose, fosfato e uma base orgânica, do tipo citosina,adenina, guanina ou timina.
Código Genético
O código genético é a correspondência entre uma determinada trinca de pares de nucleotídeos do DNA e um determinado aminoácido na proteína.Os nucleotídeos, as unidades estruturais dos ácidos nucleicos,são moléculas compostas de uma base nitrogenada, um açúcar e um grupo fosfato. A informação genética em uma molécula de DNA está contida e determinada pela ordem e combinação dos quatro nucleotídeos: adenina, timina, citosina e guanina (A,T, C, G, respectivamente).O RNA possui as mesmas bases, com exceção da timina (T) que é substituída pela uracila (U). A leitura da informação contida no RNA mensageiro (RNAm) se dá em trincas (códons), ou seja, cada sequência de três bases do RNAm está associada a um dos 20 diferentes