Gelo Seco
Outro detalhe importante de lembrar é que o gelo seco é feito de gás carbônico, o mesmo que a gente expele na respiração por ser inútil para nós. Mais do que inútil, ele é perigoso; então, quando fizer experiências com gelo seco, faça-o em um ambiente ventilado.
Extintor = gelo seco.
É possível obter gelo seco usando um extintor de gás carbônico. O extintor de gás carbônico é facilmente reconhecível, tem uma corneta enorme no bico e não tem um manômetro ou relógio de pressão.
Além do extintor, você vai precisar de uma fronha para coletar o gelo. Dentro do extintor, o CO2 está em estado líquido. Quando é expelido, converte-se rapidamente em gás e também em cristais de gelo, já que a conversão é uma reação endotérmica, que “puxa” calor.
Você pode colocar uma fronha na frente do extintor e dispará-lo por cerca de 10 segundos. Vai sair bastante gás carbônico frio, mas alguns pedaços de gelo seco devem se formar no fundo da fronha.
De posse do gelo seco, você pode fazer várias brincadeiras, como criar fumaça colocando-o em um vasilhame com água.
Gelo-seco é o nome popular para o dióxido de carbono solidificado ao ser resfriado a uma temperatura inferior a -78 °C. Ao ser aquecido na pressão atmosférica torna-se imediatamente gás de dióxido de carbono, sem passar pelo estado líquido (processo conhecido por sublimação). O estado líquido só pode existir numa pressão superior a 5 atmosferas. Se o ar quente sopra sobre o gelo-seco, forma-se uma nuvem branca densa, que permanece ao nível do chão, efeito às vezes utilizado no teatro. O gelo-seco também é usado COMO recurso de refrigeração. À medida que o gelo-seco aquece, ele transforma-se em