GDef
O presente projeto visa desenvolver uma ferramenta para auxílio no processo de teste unitário de software. O mercado dispõe de diversas ferramentas para testes de software entre pagas e livres. No geral as ferramentas pagas são mais “completas” o que permite que uma única ferramenta atenda aos diversos níveis do processo de teste de um software.
As ferramentas para teste pagas possuem alto custo para aquisição. Apesar do alto custo, a maioria ainda deixa lacunas que deverão ser preenchidas pelas ferramentas livres. Há inúmeras ferramentas em software livre, estas atendem a determinadas necessidades do processo de teste. O que obriga ao profissional de teste, que utiliza ferramentas livres, usar um conjunto de ferramentas no intuito de conduzir um processo de teste bem sucedido.
Contudo, observa-se no mercado a carência de uma ferramenta que catalogasse os erros encontrados durante o processo de Teste Unitário, que permitisse armazenar soluções conhecidas e ainda analisar as estatísticas dos erros em busca de permitir o gerenciamento adequado dos investimentos em treinamento e detectar possíveis deficiências em ferramentas de desenvolvimento. Diante disso, a proposta deste TCC é desenvolver uma ferramenta em software livre com este fim e que auxilie o processo de teste em conjunto com outras ferramentas.
O teste unitário é aquele realizado pelo próprio desenvolvedor durante o ciclo de implementação. No que se observa, a maior parte das ferramentas automatizadas de teste referem-se ao auxílio ao teste desempenhado pela equipe de teste, seja, para execução do mesmo (geração de casos e teste e comparação dos resultados) ou para a gestão dos defeitos encontrados nesta etapa, por exemplo, o Mantis.
Avaliação de Ferramentas
Ferramentas Pagas HP Functional Testing (HP F T, 2011): é uma solução automatizada completa para testes funcionais, interface gráfica do usuário e teste de regressão que ajuda a reduzir os riscos de falha de