gaza
Localizada na Palestina, entre Egito e Israel, a Faixa de Gaza fica na beira do mar Mediterrâneo. O território se estende em torno da cidade de Gaza e abrange uma área de 365 quilometros quadrados. Nele, se concentra uma população de cerca 1,7 milhão de pessoas. Cercada por um muro, a região possui o espaço aéreo e o acesso marítimo controlados e bloqueados. Há quem diga que o território se assemelha a um campo de concentração, devido às cercas e a dificuldade acesso. Uma das passagens – Erez (Beit Hanoun) – é aberta somente durante o dia, seis dias por semana, para a circulação de trabalhadores internacionais e um numero limitado de palestinos autorizados, incluindo casos de ajuda médica e humanitária. De qualquer forma, ainda é um dos territórios mais densamente povoados do planeta.
Historia
Habitada há mais de três mil anos, a Faixa de Gaza era ponto de passagem para antigas civilizações e um entreposto estratégico no mediterrâneo. Foi dominado pelo império Otomano ate a Primeira Guerra Mundial.
Apesar de grande parte da população ter nascido por lá, muitos se identificaram como refugiados palestinos. A primeira leva desses refugiados chegou ao local em 148, quando a ONU declarou estado de Israel.
Em 1950, a região passou a ser controlado pelo Egito, que representava os interesses palestinos. Em 1956, Israel tomou a Faixa de Gaza, mas recuou no ano seguinte, devido as pressões internacionais.
Em 1967, na guerra dos seis dias, Israel invadiu jerusalem oriental, Cisjordania e a faixa de gaza, assumindo o controle militar dessas regiões. Mesmo com apelos da ONU, o pais recusou-se a devolver o território aos palestinos.
Israel X Palestina
Habitada há mais de três mil anos, a Faixa de Gaza era ponto de passagem para antigas civilizações e um entreposto estratégico no mediterrâneo. Foi dominada pelo império Otomano ate a 1ª Guerras Mundial.
Tanto os israelenses quanto os palestinos acreditam que Gaza pertence a eles, por isso