gayliano
397 palavras
2 páginas
Ítalo:Introdução
(1º que fala) Estampagem é o processo de converter finas chapas metálicas em peças ou produtos, sem fratura, rugas ou concentração de microtrincas. As chapas utilizadas neste processo devem ser bastante dúcteis, ou seja, resistentes a deformação plástica. Alguns exemplos de produtos embutidos são as panelas, latarias de automóveis, e outras peças produzidas através de chapas metálicas.
(3º que fala) Resina a base de Epoxi
Epoxi e recomendado para embutimento a vácuo para peças porosas e excelente retenção de borda. Não contrai, tempo de cura relativamente longo porem aderência nos materiais excepcional.
Resinas acrílicas
Acrílico tem tempo de cura curto, de fácil de uso. Contração muito limitada e propriedades gerais excelentes. Bom para embutir um numero grande em serie de materiais diversos para trabalhos de rotina.
Anderson:
(2º que fala) Tipos de embutimento:
Embutimento a quente
É ideal para a preparação de um alto número de amostras que chegam constantemente aos laboratórios. O embutimento resultante é de boa qualidade, tem forma e tamanho uniforme, e requer um curto tempo de cura.
O embutimento a quente se faz utilizando uma prensa de embutimento, onde a amostra é colocada em um cilindro de embutimento junto com a resina apropriada. Pode ser aplicada uma temperatura de até 200°C
Sistema de embutimento a frio
O embutimento a frio é recomendado para materiais sensíveis ao calor e pressão. Não requer equipamento – embutidora – e é usado para preparo de amostras avulsas. A resina, composta de dois componentes e vertido num molde onde esta a peça.
(6º que fala) Desvantagens:
O embutimento só pode ser realizando em materiais dúcteis, que são resistentes a deformação plástica, materiais como aço com baixo teor de carbono, aços inoxidáveis, alumínio, cobre e diferentes ligas não ferrosas. o punção deve ser lubrificado com graxa grafitada, de composição determinada em norma técnica, para que o nível de lubrificação seja