Gatorade marketing
A bebida Gatorade foi formulada para ajudar atletas, a repor os líquidos e sais minerais perdidos com o suor e fornecer energia para os músculos, energia que se perde durante a prática de atividades físicas. A bebida é considerada um repositor hidroeletrolítico. A composição do Gatorade assemelha-se à do soro fisiológico comum, contendo água, açúcar e sal. Mas a bebida contém, também, aromatizantes e corantes e uma concentração alta de carboidratos, que facilitam a passagem da bebida pelo estômago, dando uma sensação de leveza estomacal, muito apreciada pelos atletas. Além disso, a bebida possui baixo teor de sódio, não possui conservantes e não contém edulcorantes, seu sabor doce advém dos carboidratos contidos na mesma.
A HISTÓRIA
Na década de 60, o treinador do time de futebol americano da Universidade da Flórida, Ray Graves, procurava uma solução para a queda de rendimento físico do seu time durante os treinos e jogos que, em uma região de clima tropical, eram realizados sob calor intenso. Para melhorar o desempenho de seus atletas, o técnico pediu ajuda a um de seus assistentes, que fazia parte da equipe de cientistas da universidade comandada pelo Dr. Robert Cade. Em 1965, os estudos conduzidos pela equipe de cientistas, composta pelo Dr. Robert Cade, Dana Shires, Alejandro DeQuesada e Jim Free, obtiveram como resultado uma bebida que proporcionasse a reposição rápida de líquidos, carboidratos e sais minerais perdidos pelo organismo, que foi testada em dez jogadores da equipe de futebol americano da universidade. O primeiro jogador a experimentar a nova bebida esportiva foi James Benson.
Cade batizou inicialmente sua fórmula de Seminole Fire Water, e observou que os resultados foram bons e satisfatórios. Ele então levou sua fórmula a uma conferência de atletas e preparadores físicos, e distribuiu a sua bebida para mais de 60 atletas na ocasião. No dia 30 de novembro de 1966, a seção de esporte