Gastronomia Mulecular
5071 palavras
21 páginas
Gastronomia MolecularA Gastronomia Molecular é um ramo da ciência dos alimentos. O seu objetivo é analisar do ponto de vista científico os fenómenos que ocorrem quando se cozinha e se degustam os alimentos.
Distingue-se das ciências alimentares tradicionais por o seu objeto de estudo serem as preparações em pequena escala (a nível doméstico ou de restaurante), e não as industriais, e ainda por considerar a alimentação como um todo: os ingredientes crus, a sua preparação e, finalmente, a forma como são apreciados pelos consumidores. É, assim, uma área de estudos interdisciplinar que envolve a física, a química, a biologia e a bioquímica, mas também a fisiologia, a psicologia e a sociologia.
A Gastronomia Molecular estuda todos os tipos de cozinha e o conhecimento obtido permite compreender e melhorar também todas as cozinhas, das mais tradicionais às mais vanguardistas, em qualquer país ou continente. Para além da sua contribuição para otimizar resultados, o conhecimento produzido por esta ciência também permite a introdução de técnicas culinárias inovadoras. Este aspeto, embora não constitua o principal objetivo, é o que mais desperta a atenção e o interesse.
Nos últimos anos a atitude perante a cozinha e a comida foi radicalmente alterada. Além dos aspetos nutricionais, são cada vez mais associados à alimentação aspetos lúdicos. As pessoas querem ser surpreendidas e querem aventura. O objetivo das cozinhas mais inovadoras é assim desafiar os sentidos e a imaginação de forma a maximizar sensações. Deste ponto de vista a contribuição da ciência é fundamental, já que mais conhecimento significa melhores resultados, um processo criativo mais eficaz e uma maior qualidade. A introdução destas novas técnicas permite introduzir características estéticas e até lúdicas nos pratos que de outras formas não se podem obter. De facto, nos últimos anos têm sido postos à disposição dos cozinheiros um conjunto de produtos usados pela indústria alimentar há décadas, mas que