Gastromonia
NILCE CORREA BRASIL
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
TROPICAL HOTEL
DISCIPLINA: SERVIÇO DE SALA
PROFESSOR: ANTONIO CARLOS ANDRADE CONCEIÇÃO
MANAUS – AM
13/12/2013
APRESENTAÇÃO
Atendendo a solicitação do Professor Antônio Carlos Andrade Conceição, da disciplina Serviço de Sala, apresento em seguida, relatório das atividades desenvolvidas durante visita a empresa Tropical Hotel.
Composta pelos estados de Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Amapá e Tocantins.
A forte presença indígena mesclada com a imigração europeia diferencia a gastronomia do norte de qualquer outra encontrada no país. É considerada por muitos o maior exemplo de culinária tipicamente nacional. Apesar de suas raízes amazônicas, a cozinha regional sofreu influência forte de imigrantes portugueses, logo no início da colonização. Depois, com o ciclo da borracha outros povos chegaram e deixaram seus traços na culinária, como é o caso de libaneses, japoneses, italianos e até mesmo os próprios nordestinos que migraram para a região nesse mesmo período.
Pratos e bebidas típicos
Roraima - Neste estado você encontra opções variadas. Não possui uma comida tipicamente regional. Podemos encontrar os seguintes pratos: carne de sol, paçoca com banana, feita com a mistura de farinha, banana e carne de sol, tapioca feita de goma de macaxeira, guisado de galinha, caldeirada, etc. Entre as frutas podemos destacar: cupuaçu, graviola, buriti e açaí.
Paçoca com banana
Amazonas - A culinária amazonense é uma das mais exóticas do país. Tem forte influência indígena. O peixe é a base da alimentação e os pratos são temperados com pimenta, herança dos índios que não conheciam o sal. Neste local temos à nossa disposição peixes de água doce e deliciosos pratos como, pato no tucupi, tacacá, tambaqui na brasa, pamonha, doce de buriti, pudim de cupuaçu, etc.