Gari
História da Profissão
A palavra gari tem origem no nome de Aleixo Gary. Em 1876, o francês assinou com a Corte brasileira o primeiro contrato de limpeza urbana no país. Sua missão era cuidar da limpeza das praias e remover o lixo da cidade, levando-o para a Ilha de Sapucaia, no bairro chamado Caju. Depois de tentar monopolizar outras atividades de asseio sem sucesso, pois o governo vetou a ideia, Gary ainda continuou a trabalhar com seus funcionários, passando posteriormente a “empresa” a um parente. Em 1892, o governo extinguiu o contrato, pagando 232.238 réis pela companhia de limpeza. A atuação desse empresário foi tão forte que os trabalhadores, nessa época, já eram chamados de garis.
O que é ser um Gari?
O gari é o profissional responsável pela limpeza das ruas, praças, parques e vias públicas. O gari trabalha com uma vassoura especial, cuidando da higiene e recolhendo os detritos que as cidades produzem diariamente e não tratam. Esse profissional é muito importante dentro da sociedade, pois é o gari quem faz com que o lixo não se acumule nas ruas e nos bueiros, causando enchentes e permitindo a proliferação de bichos e doenças. Segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico do ano de 2000, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), no Brasil são produzidas 228.413 toneladas de lixo por dia, e dos 5.507 municípios brasileiros, 5.475 possuem serviço de limpeza urbana, mas apenas 451 tem coleta seletiva e 352 tem sistema de reciclagem.
Campos de Atuação * Setor público: a maioria dos garis que trabalha pela limpeza das cidades é contratado por algum órgão público, geralmente pelas prefeituras das cidades. É responsabilidade do governo manter a higiene e limpeza da cidade, portanto, nesse caso, os garis são funcionários públicos e responsáveis pela limpeza urbana * Setor privado: os profissionais de limpeza também podem ser contratados por empresas para prestar serviços de varrição e coleta de lixo. Nesse caso os