Gardiase
Disciplina: Ciências
Giardíase e Leishmaniose
Trabalho apresentado pela aluna :
Giovana Costa L. Dias,7 ° E, ao prof. Márcio Carvalho à título de AV.1
Natal-RN
2015
Introdução:
A doença giardíase é transmitida através do consumo dos cistos do protozoário, que tende a aparecer quando não há condições ambientais/higiênicas boas; Pode apresentar inúmeros sintomas, o que dificulta o diagnostico clinico. A leishmaniose é uma doença infecciosa, mas não contagiosa, pode se apresentar de forma cutânea (provoca ulcerações graves na pele.) ou visceral (provoca aumento do volume das vísceras, como fígado e baço), é transmissível através da picada do mosquito palha, a SUS oferece tratamento especifico e gratuito.
Giardíase:
Nome do organismo:
Cientifico: Giárdia lamblia – Popular: lambliose
Sintoma da doença:
Inespecíficos; As mais frequentes são: diarreia (o mais presente), cólicas abdominais, flatulência, náuseas, perda de peso e eliminação de feses gordurosas e fétidas.
Formas de transmissão:
Ingestão de alimentos ou água contaminada com os cistos do protozoário.
Prevenção e tratamento da doença: Prevenção: educação geral (saneamento básico e água encanada), sanitária (como lavar as mãos antes das refeições ) e isolamento ( não cuidar de crianças enquanto tiver a doença.)
Tratamento: com ornidazol, via oral em dose única, tinidazol também em dose única ou em casos de alergias aos medicamentos, tem outros como furazolidona em dose, o metronidazol e a nitrimidazina, que tem a mesma utilidade , mas ainda não está totalmente estabelecida a ação de quantidades isoladas dessas substancias. Leishmaniose: Leishmaina brasilenses
Nome do organismo:
Cientifico: Leishmaina brasilenses – Popular:
Sintomas da doença:
Febre irregular prolongada, anemia, indisposição, palidez na pele ou nas mucosas, falta