Cap2
1) Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
─ Para os mercantilistas a riqueza consistia em acúmulo de metais preciosos, enquanto os fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riquezas.
2) Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias?
─ O mais destacado dos economistas clássicos foi Adam Smith, que em sua visão harmônica do mundo real, entendia que a atuação da livre concorrência, sem qualquer interferência, levaria a sociedade ao crescimento econômico, como que guiada por uma “mão invisível”. Advogava a idéia de que todos os agentes, em sua busca por lucrar o máximo, acabam promovendo o bem-estar de toda uma comunidade.
3) O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
─ A teoria das vantagens comparativas analisa por que as nações negociam entre si, se é melhor para elas comercializarem e quais produtos devem ser comercializados. David Ricardo autor da teoria considerou que o comércio entre países dependeria das dotações relativas de fatores de produção.
4) Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio keynesiano da demanda efetiva?
─ A lei de Say: “a oferta busca sua própria procura” considerava que o aumento da produção transformar-se-ia em renda dos trabalhadores e empresários, que seria gasta na compra de outras mercadorias e serviços, enquanto o princípio keynesiano pregava que um dos principais fatores responsável pelo volume de emprego é o nível de produção nacional de uma economia, determinado, por sua vez, pela demanda agregada efetiva, ou seja, sua teoria inverte o sentido da lei de Say, ao destacar o papel da demanda agregada de bens e serviços sobre o nível de emprego.
5) Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós-keynesianos, marxistas e institucionalistas.
─ As principais diferenças:
Monetaristas: privilegiavam o controle da moeda e um baixo grau