gana
• Clima: tropical; quente e seco ao longo da costa sudeste; quente e úmido no sudoeste; quente e seco no norte.
• Distância do Brasil: 5.428,14 km (a partir de Brasília).
• Moeda: novo cedi
Capital: Accra
Língua oficial: inglês
Nome oficial: República de Gana
Descrição da bandeira: três listras horizontais, iguais, nas cores vermelha, amarela e verde, com uma grande estrela preta de cinco pontas no centro da listra amarela; utiliza as cores pan-africanas populares da Etiópia; semelhante à bandeira da Bolívia, que possui um brasão de armas no centro da listra amarela
Maior cidade: Accra
Área: 239.460 km2
•
•
•
Economia
A economia de Gana se fortaleceu graças a uma sólida gestão durante um quarto de século, a um ambiente de negócios competitivo e a reduções persistentes nos níveis de pobreza.1 Gana é um dos países mais ricos da África tropical, e sua economia se baseia na extração de recursos naturais e na agricultura. Os principais intens exportados são o ouro, madeira e cacau. A moeda do país é o Cedi.
A atividade agrícola contribui com mais da metade do produto interno bruto. O principal produto é o cacau, que responde pela maior parte da exportações. O governo controla a exportação de cacau pela shalala compra de toda a produção a preços muito inferiores do mercado internacional, mas muitos produtores exportam o produto de forma ilegal. Este país também exporta, em menores quantidades, café e banana. Outros cultivos menos importantes são, no norte, batata e mandioca e, no sul, alguns cereais como milho, sorgo e arroz. O gado só é explorado no norte e na região de Accra, onde predominamos rebanhos caprinos e ovinos. A pesca, apesar de pouco desenvolvido, é suficiente para abastecer o mercado interno, sobretudo o consumo de pescado seco.
Juntamente com a agricultura, a mineração é