Galileu Galilei
a) Qual a importância de Galileu e John Locke para a ciência e para a educação contemporânea?
Resposta: Galileu Galilei foi um italiano nascido no século XVI, considerado um dos fundadores da Física Moderna. Com o seu empirismo, que é a obtenção do conhecimento através das experimentações, conseguiu desenvolver importantes leis da física, como a “lei da queda livre dos corpos” e revolucionar a forma de pensar e praticar a ciência. Antes a ciência era praticada apenas de forma contemplativa, mas com Galileu foi desenvolvida uma metodologia e técnica baseada nas experiências. Era portanto, uma nova forma de pensar a ciência, que dependia da ação do homem na construção do saber. E essa metodologia científica é utilizada até hoje na educação e em outras matérias.
Assim como Galileu, John Locke tinha no empirismo a base de sua filosofia. Nascido na Inglaterra no século XVII, foi um pensador crítico com importantes contribuições para a pedagogia moderna e iluminismo.
Para John Locke o real era percebido pelos cinco sentidos e a educação deveria levar em consideração a realidade do aluno. Por isso, lamentava o ensino do latim nas escolas e o descaso do ensino da língua falada. Locke também era totalmente contrário às ideias do inatismo, e acreditava que o educador tinha um papel de auxiliar o aluno no uso correto da razão.
Ao contrário da idéia vigente na Idade Média que acreditava que a infância fosse uma fase perdida, Locke “... recomendou a escolha atenta dos preceptores, que dentro de casa cuidariam da educação da criança, evitando-se a escola, em que poderia não ser bem acompanhada ou vigiada nos menores passos” (Aranha, p. 108-109)
Assim como os antecessores gregos valorizava a educação física. E priorizou a educação moral em relação à intelectual do aluno.
b) Qual o peso das contribuições de Comênius e de Rousseau para a educação contemporânea?
Resposta: Comênius foi um pastor protestante que desempenhou um