GACIA CANCLINI
2407 palavras
10 páginas
CEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃOCURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA
DISCIPLINA COMUNICAÇÃO COMPARADA
PROF.ª FABÍOLA DE MESQUITA
NÉSTOR GARCÍA CANCLINI
FABIANA BARBOSA BATISTA
KARLIANE SANTOS DA SILVA
GEFFERSON XAVIER PAIVA
KATARINA SCAGLIONI DANTAS
JORGE FERNANDO SOARES DE ASSIS
SÃO LUIS – MA
2015
NÉSTOR GARCÍA CANCLINI
FABIANA BARBOSA BATISTA
KARLIANE SANTOS DA SILVA
GEFFERSON XAVIER PAIVA
KATARINA SCAGLIONI DANTAS
JORGE FERNANDO SOARES DE ASSIS
Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina Comunicação Comparada do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Ceuma, para obtenção de nota parcial.
Avaliador: Prof. Ms. Fabíola de Mesquita.
SÃO LUIS – MA
2015
INTRODUÇÃO
Nestor García Canclini é um antropólogo contemporâneo. Nasceu na cidade de La Plata, na Argentina, em 1939. Graduou-se em Filosofia na Argentina e concluiu seu doutorado em Paris no ano de 1978. Doutor em filosofia pela Universidade de Paris, professor e pesquisador do Departamento de Antropologia da Universidade Autônoma Metropolitana (da Cidade do México)— local onde dirige o Programa de Estudos sobre Cultura desde a década de 1990 — Néstor Garcia Canclini é considerado um dos maiores expoentes dos Estudos Culturais Latino-Americanos. Autor de diversas obras, a qual a mais importante foi “Culturas híbridas”, vencedora do Prêmio Book Award, por ter sido considerada o melhor livro do ano de 2002 sobre a América Latina.
Canclini é considerado um dos maiores investigadores em comunicação, cultura e sociologia da América Latina; é um estudioso da globalização e das mudanças culturais na América Latina; e o foco de seu trabalho é justamente esse: a pós-modernidade e a cultura a partir do ponto de vista latino-americano. Ele conceituou cultura como um processo em constante transformação, diferenciando-se da tradicional visão patrimonialista, adotando uma postura de mobilidade e ação. Defendeu o polêmico conceito de relativismo