Gabriel
"Deixa de pensar como se não estivesses deixando. Observa as técnicas como se as não observásseis. Não há ensinamento fixo. Tudo o que posso lhe dar é um remédio certo para uma indisposição determinada." (Bruce Lee)
O que é resistência? É a capacidade que tem o corpo de suportar uma atividade, adiando a aparição da fadiga.
Cada movimento ou atividade requer uma forma diferente de resistir, por isto podemos dizer que também existem diferentes tipos de resistências. A aeróbica, que é como uma base que o organismo tem para realizar outras atividades sem recair em seguida no esgotamento, e a anaeróbica, que nos permite realizar esforços de curta duração, mas de grande intensidade.
Mediante as diferentes situações onde pomos nosso corpo à prova, tentamos superar aos poucos o cansaço o mais rapidamente possível, para assim continuar a atividade durante mais tempo.
A resistência aeróbica é a capacidade que o indivíduo tem para realizar um esforço de intensidade média e durante um tempo o mais longo possível. Atualmente a resistência é relacionada com a saúde, de tal forma que os indivíduos mais resistentes são também os mais saudáveis.
Qualquer esforço repercute em nosso organismo, e a resistência aeróbica produz efeitos que nos ajudam a superar os esforços de maneira favorável. Entre outros, melhora a capacidade cardíaca, aumenta o volume do sangue mandando para o coração a cada sístole, diminui a freqüência de pulsações, coloca em funcionamento maior número de capilares quando o músculo está em movimento.
A resistência anaeróbica inclui os esforços de curta duração, e de grande intensidade. Alguns exemplos: saltos, lançamentos, arrancadas, batidas, chutes, socos. Estes esforços são tão intensos, que rapidamente provocam a falta de oxigênio durante o esforço, do que nosso sangue pode mandar.
Esta “dívida” será “paga” logo que realizamos o esforço (trabalho), quer dizer, no período de