Físicamovimento retilíneo uniforme

648 palavras 3 páginas
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário
Relatório de físicaMovimento Retilíneo Uniforme Conselheiro Lafaiete –
MG

1.1 - IntroduçãoAtravés desta prática, pesquisamos anteriormente a necessidade do aprendizado neste movimentoe aplicabilidade em diversas situações. Velocidade escalar e velocidade vetorial são termos usados paradescrever o movimento. A primeira é a relação da distância percorrida e o tempo gasto no percurso. Porexemplo, tantos quilômetros por hora. Esse conceito é um escalar, descreve distância e tempo, mas nãodireção. A segunda é umvetorque descreve os três fatores do movimento: distância, tempo e direção. Seo carro vai a uma velocidade escalar constante em linha reta, a velocidade vetorial é constante; numaestrada sinuosa, a velocidade escalar poder ser constante, mas a vetorial se altera se mudar a direção.O
Movimento retilíneo é a forma mais simples de deslocamento, visto que os movimentos sãoao longo de uma reta , quer seja horizontal, movimento de um carro, quer seja vertical, queda oulançamento de um objeto. Como tudo ocorre em uma única dimensão pode-se dispensar o tratamentovetorial mais rebuscado e tratarmos em termos de grandezas escalares, com o devido cuidado de analisaros sentidos de velocidades e as mudanças de sinais que são freqüentes quando redefinimos o eixo dereferência.Com base Nestas práticas que iremos apresentar queremos provar a existência e aplicabilidade domovimento retilíneo uniforme.

1.2 - Descrição Experimental1.2.1 – Arranjo experimental.
Foram realizados dois experimentos.No primeiro experimento (figura 1), a montagem consistiu em uma rampa, onde foram acopladasdois sensores (START e STOP), estes ligados a um cronômetro digital. Na extremidade esquerda darampa colocou-se um eletroímã, conectado a uma chave liga e desliga. Para as conexões foramutilizados cabo de ligações. No segundo experimento (figura 2)

Relacionados